Você nas redes sociais. Use-as a seu favor.
Existe uma discussão sobre os conceitos dos termos mídias e redes sociais. Meu entendimento é que toda rede social está contida numa mídia social. Mas como o objetivo desse texto não é discutir o entendimento do termo eu vou usar a expressão rede social de forma genérica, abrangendo todas as redes de relacionamento, sejam elas mídias ou redes.
Existem diversas redes sociais mundo a fora e aqui no Brasil as mais conhecidas e utilizadas são: Orkut, Twitter e Facebook.
Orkut
É a rede social mais utilizada no Brasil, foi criada pelo engenheiro turco do Google Orkut Büyükkokten. Isto mesmo, Orkut é o nome do criador do Orkut. É uma rede bilateral, onde você terá um usuário na sua lista de contatos se for aceito por ele, e ele aceitando fazer parte de sua rede, automaticamente você fará parte da dele.
O Orkut permite a criação de comunidades – grupos de interesses que teoricamente surgem para discutir assuntos comuns entre seus membros. As comunidades são moderadas por seu criador e demais moderadores convidados por ele. O legal das comunidades é atrair pessoas com interesses comuns permitindo a discussão de temas de mesmo interesse. De certa forma as comunidades funcionam como um mecanismo de busca alternativo, ao invés de se buscar determinado conteúdo através de pesquisas em sites com esta finalidade, muitas vezes, é mais fácil e rápido, questionar membros de uma comunidade sobre o tema procurado, assim se fazendo uma busca mais refinada e precisa.
Inovou ao ser uma rede unilateral e ainda não precisar de cadastro para visualizar a Timeline de um usuário. Assim você nem mesmo precisa fazer parte do Twitter para ler o que os usuários escrevem no microblog. Sua unilateralidade permite você ser seguidor de um usuário e ele não precisa lhe autorizar para isso e muito menos ser reciproco.
A unilateralidade permite aos artistas, esportistas e demais famosos realizarem um marketing pessoal bastante interessante. Eles interagem com seus fãs sem ter que segui-los. A sensação é de aproximação sem exposição. Como o perfil de uma pessoa famosa pode ser validado, não há dúvida que se está seguindo a pessoa certa.
Sites e blogs disponibilizam o botão “tweet”, onde é permitido com apenas um clique você compartilhar o texto lido com seus seguidores no Twitter. Esta sacada foi fantástica, agregou e muito à rede social. Com isto é possível seguir pessoas de conteúdo e estar recebendo sempre boas dicas de leitura.
Empresas ainda estão tímidas no uso da ferramenta, mas aos poucos vão descobrindo seu potencial. Criando-se perfis profissionais organizações conseguem “ouvir” seus clientes, interagir com eles e mesmo fidelizá-los através de promoções e demais estratégias mercadológicas. O mais difícil é descobrir a dose certa, algumas empresas pecam pelo exagero de tweets.
O Facebook assim como o Orkut é uma rede bilateral. E como o Twitter permite compartilhar links através de botões presentes em sites e blogs. Ele permite a criação de páginas que são semelhantes aos perfis, porém voltados para empresas. Isto possibilita ações de marketing onde os usuários que se identificam com a empresa podem “curtir” a página e receberem as atualizações em sua conta. O Facebook não permite como no Orkut a interação dos usuários através de comunidades, o que a meu ver é o que faz o Orkut ter mais usuários aqui no Brasil. O Facebook, pelo menos para os brasileiros, tem uma conotação mais séria e profissional enquanto o Orkut é mais utilizado por adolescentes.
Ambas as redes, Facebook e Orkut, possuem grandes semelhanças e pequenas diferenças, pequenas mais significativas, o que proporciona grandes diferenciais na usabilidade da rede.
Você e seu comportamento nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais é quase uma obrigação nos dias de hoje. Através delas você pode fazer um bom marketing pessoal e divulgar a marca Você S/A. Usar a Internet como ferramenta pode fazer toda a diferença na busca de uma colocação no mercado de trabalho. A cada dia vem aumentando o número de empresas que antes de definir pela contratação de um profissional busca conhecê-lo nas redes sociais. O que você escreve, links que você indica e comunidades que participa podem ser pontos a favor ou uma verdadeira bola fora na sua busca pelo primeiro emprego ou mesmo por uma recolocação.
Não estar presente em redes sociais é melhor do que estar e falar besteira.
Mas não sou no dia-a-dia o que sou em redes sociais.
É sim. Ouço bastante esta alegação de meus alunos em aula, mas a alegação é falsa. Em geral como você se comporta on é como se comporta off. Às vezes o comportamento on é até mais exacerbado pelo fato de a distância dar maior confiança ao Internauta. E se há uma discrepância entre a imagem on e off, prefiro ficar com a on, acredito que a off que seja a imagem maquiada.
Como agir nas redes sociais?
Sendo você mesmo. Não precisa ser sério demais, mas ser um palhaço o tempo todo não agrega nada. Seja um agregador, um Internauta que discute com sabedoria em blogs, sites e redes sociais. Procure marcar presença, expresse sua opinião com sabedoria e respeito e tolerância à opinião do outro.
Sim, você pode falar de futebol, filmes e novelas, não há problema nisto. O problema é ser somente isto. Bom senso é a palavra chave, dose profissionalismo e diversão. Seja sábio.
Você me encontra no Twitter em @jonatasrs e no Facebook em facebook.com/jonatasrs. Não possuo cadastro no Orkut.