Tipos de inovação
Para uma organização se manter competitiva no mercado ela precisa inovar constantemente. Consumidores estão a cada dia mais exigentes e inovar é questão de sobrevivência. Abordo neste artigo 4 formas de inovação.
Produto
Alguns produtos são inovados constantemente, já outros nem tanto. Um produto é inovado de forma empurrada ou puxada. A forma empurrada é basicamente tecnológica. Uma tecnologia mais avançada surge e produz um produto melhor que vem a substituir o produto antigo. Os novos TVs de LED e LCD são exemplos de produtos empurrados. Vieram forçadamente substituir os velhos TVs de tubo. Já os produtos puxados são criados por uma necessidade ou desejo do consumidor. O cliente solicita a criação de novos produtos que venham a facilitar seu dia-a-dia. Na verdade este “solicitar” não é formalizado. Profissionais de marketing observam as pessoas em suas rotinas diárias e passam a criar produtos que venham a ajudar nas rotinas de trabalho e mesmo no lazer.
Processo
Um processo pode ser remodelado e aperfeiçoado. A primeira forma de inovar a empresa através da melhora de um ou mais processos é modelando os processos existentes. Quando modelamos processos, temos uma visão do todo; suas etapas e tempo de execução total e em cada etapa do processo. Com um visão global é mais fácil perceber e analisar gargalos e definir que etapas precisam ser redesenhas ou mesmo eliminadas. Ai entra as inovações necessárias. A equipe faz a análise do modelo da forma que a atividade é executada e passa a inová-la. É impressionando como se consegue inovar quando se modela um processo no todo e passa-se a se questionar o porquê é feito desta maneira. Já escrevi um artigo sobre modelagens de processos, caso queira lê-lo, clique aqui.
Gestão
A forma de gerir uma organização inovou bastante nas duas últimas décadas. Empresas como Google e Facebook inovaram na forma do funcionário se apresentar para trabalhar. Inovaram ao remunerar e valorizar o funcionário pela sua produtividade, pouco importando o tempo que ele passa no escritório. A geração Y também tem apresentando novas formas de gerir e pensar a organização. Velhos paradigmas têm sido derrubados e a inovação através da gestão organizacional tem acontecido com frequência.
Marketing
O marketing tem o poder de inovar e até mesmo causar frisson e rebuliço. Uma cervejaria causou barulho ao inovar e trazer a garota certinha da televisão brasileira, a Sandy, e apresentá-la como “devassa”. Estratégias de inovação em marketing são necessárias e se bem utilizadas podem fixar a marca de uma organização na mente de potenciais consumidores, o que, já é meio caminho andado para alavancar os negócios.