Tempos de crise: o que sua empresa pode fazer para evitar perdas
Não é segredo para nenhum empreendedor que estamos vivendo um momento de crise: altas taxas de inflação, crescimento do desemprego, diminuição do consumo e desaquecimento econômico. Como lidar com as tendências de perda nesses tempos de crise? Qual a melhor forma de economizar? Onde investir estrategicamente? Confira a seguir as respostas para essas e outras perguntas:
Corte algumas despesas
Quais despesas cortar em meio à crise? Essa não é uma pergunta de fácil resposta, pois depende muito do contexto de sua empresa. Normalmente, funcionários de baixa produtividade e com altos índices de críticas negativas são os primeiros a serem cortados.
Além disso, é possível enxugar os produtos e serviços oferecidos, de forma a privilegiar os “campeões de venda” da empresa. Afinal, nada melhor do que apostar naquilo em sua empresa é comprovadamente boa, correto? Finalmente, você também pode motivar seus funcionários de forma alternativa, sem a necessidade da concessão de aumentos e estímulos financeiros. Quer saber como? Veja aqui.
Invista estrategicamente em tempos de crise
Muitos empreendedores deixam de realizar investimentos por acreditar que, em tempos de crise, não há como obter retornos significativos. Isso não é verdade. Nesses períodos, é mais necessário do que nunca investir estrategicamente.
Por exemplo: investir em profissionais mais capacitados, com maior produtividade e eficiência no dia a dia da empresa pode trazer uma redução de custos significativa.
Aposte em inovação
Outro aspecto normalmente negligenciado em períodos de crise é a inovação de produtos e de serviços. Para se manter competitiva no mercado, uma empresa precisa estar sempre um passo à frente da concorrência. Em tempos de crise, essa vantagem competitiva é ainda mais necessária. Por isso é tão importante oferecer ao mercado produtos e serviços novos, mais eficientes e alinhados com as necessidades de seu público-alvo.
Explore novos mercados
Muitas vezes, sua empresa perde oportunidades de negócio simplesmente por não ter pensado em alguns consumidores para seus produtos e serviços. Com o aumento do marketing online e do e-commerce, fica ainda mais fácil capturar novos clientes para sua empresa. É possível segmentar suas estratégias de marketing e encontrar consumidores onde normalmente você não imaginaria que pudesse haver oportunidades de negócio.
Fidelize!
Por mais que seja importante buscar novos mercados em tempos de crise, é imprescindível que sua empresa fidelize os clientes já existentes. Como colocar isso em prática? Existem várias formas de manter os negócios de seus clientes já existentes. Tudo começa pela melhora no atendimento ao cliente, que deve ser ágil, cortês e satisfatório. É preciso também oferecer programas de incentivo, como descontos progressivos, ofertas, vantagens e promoções para clientes assíduos.
Além disso, implemente um sistema de ouvidoria para encaminhar reclamações e demandas não solucionadas aos setores responsáveis.
Com essas dicas em mãos, fica mais fácil sobreviver a tempos de crise. O mais importante é que sua empresa seja resiliente e não deixe os efeitos dessa crise determinarem o fracasso dos negócios. E então, você tem outras dicas e sugestões que não entraram em nossa lista? Deixe aqui nos comentários! Participe e continue acompanhando as nossas postagens!