Tempo é fundamental
Não sei se é apenas uma impressão minha, mas as horas, os dias, os meses e os anos estão mais curtos. Parece loucura o que estou dizendo, mas realmente tenho a impressão que uma hora de alguns anos atrás durava mais tempo do que uma hora de hoje.
No serviço nos é cobrado maior produtividade, e cada vez que você entrega mais acham que você pode entregar ainda mais, não há limite.
Duas coisas fundamentais para se evitar estresse e aborrecimento é o gerenciamento do tempo e das atividades urgentes e importantes. Em geral gastamos muito tempo resolvendo problemas urgentes e negligenciamos os importantes, isto é ruim.
Como se organizar?
Recomendo começar sua semana planejando o que deve ser feito. Planeje tudo o que deve ser realizado de importante e não se esqueça de separar tempo para resolver os “pepinos” urgentes que aparecerão. Também reserve tempo para praticar alguma atividade física e para o lazer com a família, coisas muito importantes.
Após você ter anotada todas as atividades a serem cumpridas anote o tempo médio de realização de cada uma, defina as prioridades e execute cada atividade de acordo com a prioridade estabelecida.
Aprenda a dizer não. Se seu chefe quer lhe atribuir outra tarefa, seja assertivo, mostre a ele tudo o que deve ser realizado e o tempo médio que se irá gastar, prove a ele que não há mais tempo para outra atividade.
Delegue. Não queira abraçar o mundo, atribua responsabilidade aos outros.
Planeje. É preferível gastar algum tempo no planejamento das etapas a serem seguidas do que começar e perceber a frente que desta maneira o resultado desejado não será alcançado.
E para finalizar anote tudo, desde os melhores resultados até os medíocres e os erros. No futuro as anotações terão utilidade.