Salário: negociando um aumento.
O grande erro ao se tentar negociar um aumento é usar como argumento os bons serviços prestados no passado. Esse argumento não é o melhor a ser usado, pois foram trabalhos já realizados e você já foi remunerado por eles.
Como negociar então?
A dica é usar como argumento o que será feito no futuro, é reforçar seu comprometimento com a organização traçando projetos a curto e médio prazo. Os trabalhos que você executou no passado irão contar pontos a seu favor, mas não servem como argumentos.
Na hora da negociação apresente projetos a serem realizados nos próximos meses, demonstre todo o seu entusiasmo e potencial para chegar aos resultados desejados. Nesta hora é interessante a apresentação de um novo currículo mostrando suas qualificações adquiridas nos últimos anos. Converse sobre novas habilidades apreendidas, cursos realizados e seu desejo de usar todo esse seu potencial em favor da organização.
Às vezes tentar negociar não um aumento de salário, mas o investimento da empresa em você através de cursos de pós-graduação pode ser uma boa opção; assim você demonstra interesse no desenvolvimento da carreira, realiza cursos financiados por ela e no futuro será remunerado por isso.
O que não usar como argumento?
Apelar para sua situação financeira não é legal. Seus problemas financeiros são seus e não da empresa. Amizades com o chefe também não são argumentos. Como diz o velho ditado: amigos, amigos. Negócios a parte.
Comparar seu salário com o salário de algum colega é errado também. Negocie o seu salário sem citar o salário dos seus colegas. Outro erro que muitos cometem, e esse é falta de caráter, é querer inventar uma suposta proposta de uma empresa concorrente. Você poderá ouvir seu chefe dizer: pode ir então, peça demissão.
Argumentos emocionais nunca. Negocie racionalmente e seja flexível.
Ao negociar é fundamental você saber a remuneração média do mercado para a função que você exerce na empresa. Experiência e qualificação, além do tempo de “casa”, são outros fatores que alteram, e muito, a remuneração de um profissional.
Esteja atento também ao cenário político e financeiro. Em momentos de crise nunca é bom falar de aumento. O humor do chefe é outro ponto a ser observado, procure um momento que ele esteja de bom humor. Negociações no final do dia podem não ser muito proveitosas, as pessoas estão cansadas e menos receptivas. Prefira o começo do expediente e num dia que o chefe esteja de bom humor, isso será favorável a você.