Recém-formados e o ingresso no mercado de trabalho
Uma das dificuldades do jovem recém-formado é ingressar no mercado de trabalho. Infelizmente nossas universidades focam demais o lado técnico científico e muito pouco, quase nada, o lado mercadológico.
Ensinam a fazer e não ensinam a vender o que é feito. E saber vender é tão ou mais importante do que o saber fazer.
Esqueça aquele tempo que ter um diploma na mão era garantia de bom emprego. Um diploma significa apenas que você é capaz de aprender. Significa que você é capaz de começar e terminar o que começou.
Exista uma grande diferença entre informação e conhecimento. E o que a universidade, com sua estrutura de aprendizado atual fornece é informação. Só que a informação é democrática, está disponível a todos. Informação não gera resultados e empresas querem resultados.
Não é porque você é graduado em direito, jornalismo, arquitetura, engenharia, psicologia ou qualquer outro curso que você não precisa aprender a vender. Não estou dizendo que deva fazer um curso de vendas, mas entender um pouco sobre marketing pessoal e gestão pessoal da carreira não faz mal a ninguém.
Uma frase velha, mas verdadeira, diz que a propaganda é a alma do negócio. Então: venda-se, divulgue a marca Você S/A.
E como fazer isso?
Uma forma é tendo um blog. Aqui você se apresenta, mostra ao mundo quem é você. O que pensa, como escreve e se comporta. É comum blogueiros receberem propostas de trabalho porque empresas os conheceram por seus textos no blog. Isso já aconteceu comigo e com outros profissionais também.
Use as redes sociais a seu favor. Orkut, Facebook, formspring e Twitter; muitos se queimam por só falarem besteiras nestas redes. Seja crítico, opine, colabore, mostre aos outros o bom profissional que você é.
Participe, não seja mero ouvinte ou leitor. Comente nos blogues que você acompanha, enriqueça o assunto. Em sala de aula, questione o professor e dê sua colaboração, coloque sua experiência particular sobre o tema abordado, além de ajudar a enriquecer o conteúdo da aula você se mostra interessado, marca sua presença, e deixa de ser mais um entre muitos.
Faça cursos rápidos. Esses cursos além de permitir reciclar conhecimento são ótimas oportunidades para se fazer networking. A hora do coffee-break é a hora ideal de conversar com colegas, trocar cartões de visita e marcar presença. Em toda cidade tem cursos gratuitos, basta procurar.
Aprenda o que o mercado precisa. Bancos estão carentes por profissionais da área de estatística e conhecedores do mercado financeiro. Qualquer cidadão com certificação CPA 10 arruma emprego em qualquer banco, eles estão à caça de bons profissionais. Para você ser certificado CPA 10 irá precisar de pouca grana, uns 300,00 do exame, e muitas horas de estudo.
Comece do começo. Não se iluda achando que por você ter um diplominha de curso superior, falar inglês fluente e saber “mexer” muito bem no PC irá arrumar um empregão ganhando um belo salário. Esqueça. A não ser que seu pai seja o dono ou diretor da empresa, você terá que começar de baixo, provavelmente como estagiário, com salário de 700 merréis e ir galgando seu lugar ao sol. O que faz alguém ganhar bem são dois ingredientes: qualificação e experiência. Recém-formados não tem o segundo.
Seja voluntário. Além de ajudar alguma organização você estará em contato com diversos profissionais que contratam.
Empreenda. Monte seu próprio negócio. Talvez você não tenha o dinheiro, mas uma coisa é certa: boas ideais valem dinheiro. A idéia sendo boa terá muita gente querendo colocar dinheiro.
Recém-formados, ficam aqui minhas dicas, espero que os ajude.
Boa sorte!