Quanto % do meu salário devo aguardar para aposentadoria?
Uma dúvida muito comum e que preocupa muitas pessoas é a respeito da aposentadoria e o que deve ser feito para economizar e conseguir obter recursos positivos para este momento da vida, visto que um grande medo dos brasileiros é que fiquem sem dinheiro na hora de se aposentar.
Para isso, existem algumas práticas que podem ser desempenhadas antes desse momento chegar. Elas são usadas para poupar recursos e garantir uma aposentadoria tranquila e segura financeiramente.
Veja a seguir como guardar e quanto deve ser poupado do seu salário para a aposentadoria!
Quais os benefícios de economizar dinheiro para a aposentadoria?
A aposentadoria é um momento da vida que traz muitas inseguranças para diversos brasileiros, por medo de que lhes falte os devidos recursos para viver nessa fase da vida. Sendo assim, o principal objetivo que pode se considerar é que essa economia garantirá uma maior estabilidade financeira futura.
Por mais que seja um grande esforço, o processo de economizar para a aposentadoria trará o benefício da segurança. Outro fator importante é que os que não se planejam para a aposentadoria podem se deparar com um cenário complicado, no qual o orçamento financeiro pode ser impactado.
Quando começar a economizar?
Outra dúvida pode surgir ao longo do caminho é a respeito de quando esse processo deve ser iniciado. E a resposta é bem simples: o quanto antes. Isso acontece porque quanto mais cedo os procedimentos para economizar dinheiro forem traçados, maiores serão os recursos no futuro.
Como a economia é feita em cima do valor mensal de cada pessoa, é importante que exista um prazo longo pra que os valores se tornem um investimento, com bons recursos para o futuro e com um resultado muito melhor.
Outro fator é relativo ao juro composto porque quanto mais tarde se começa a economizar para a aposentadoria, menor será o rendimento do dinheiro guardado. Por isso, é importante iniciar o processo o quanto antes.
Como se planejar financeiramente para a aposentadoria?
Para conseguir um bom planejamento financeiro a respeito da porcentagem de dinheiro a ser guardado de forma mensal para a aposentadoria, cada pessoa deve levar em consideração fatores pessoais, além dos formatos de aposentadoria, o social e o privado.
Isso porque na aposentadoria pelo INSS a pessoa será aposentada e para tal será levado em consideração o tempo de trabalho e também os valores de contribuição ao longo da sua carreira. O privado, por sua vez, depende de uma avaliação mais ampla em longo prazo.
Para definir a porcentagem de dinheiro a ser economizada de forma mensal, considere algumas questões principais da sua vida e avalie o que pode ser feito:
É possível ter uma renda maior que o teto da Previdência?
Outro questionamento a respeito dessa forma de poupar para a aposentadoria é se é possível contar com uma renda maior do que a oferecida pela Previdência ao se aposentar pelo INSS.
O teto do instituto no ano de 2021 era de R$6.433,57. Entretanto, poucos trabalhadores conseguem obter este valor. São cerca de 60% dos aposentados atuais que ganham apenas o piso da Previdência.
Portanto, há a possibilidade, diante de um planejamento, de obter uma renda maior do que a oferecida pela Previdência levando em consideração esses aspectos particulares das práticas em questão.
Cálculo para aposentadoria privada
Para obter um resultado claro a respeito do quanto deve ser poupado para isso, além dos fatores destacados, também é necessário entender com qual idade deseja se aposentar e também quais os seus vencimentos para tal.
Sendo assim, o cálculo deve ser feito considerando o montante que deseja dispor neste momento pelo número de meses que faltarão para a aposentadoria. Assim obterá uma resposta do quanto deve ser aplicado por mês para conquistar o valor desejado.
O cálculo, portanto, deve ser feito levando em conta o quanto cada pessoa deseja contribuir de forma mensal e o montante que espera ter acumulado quando a idade da aposentadoria desejada chegar.
Gostou deste conteúdo? Confira outras dicas como essa no nosso site !
- Qual o seu trabalho?;
- Perspectivas do seu mercado de trabalho para 10, 20, 30 e 40 anos;
- Expectativa de longevidade no trabalho;
- Estilo de vida;
- Cuidados com a saúde;
- Planos e sonhos para o futuro.
-
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!