Produtividade
Produtividade é uma relação de tempo e quantidade produzida. Já escrevi sobre isso no artigo intitulado Para que produtividade?
Hoje quero abordar formas de sermos mais produtivos.
Infelizmente a quase totalidade das organizações remuneram seus colaboradores por tempo, não por produtividade. Trabalhamos 44 horas semanais, 220 horas mensais e recebemos o salário combinado. Isso acaba sendo injusto por não valorizar quem é mais produtivo.
O comércio de certa forma tenta corrigir isso pagando comissões para os vendedores, remunerando pela produtividade. No comércio é fácil aferir quem é mais produtivo, é só totalizar a quantidade vendida ao longo de um período.
Mas como medir a produtividade de alguém que chefia um escritório?
Uma forma possível é através da harmonia e relacionamento da equipe. O líder, que é diferente de chefe, deve ser alguém motivador, capaz de delegar, de conduzir, de orientar com sabedoria a todos. Ele conseguindo manter essa boa atmosfera dentro do setor, com certeza a produtividade irá ser mais elevada.
Comunicação eficaz também aumenta a produtividade. Ser assertivo na comunicação é uma forma de aumentar a produtividade.
Rapidez não é produtividade. Querer fazer tudo de maneira rápida, e errar. Não é vantagem alguma.
Procrastinar é ir deixando tudo para ser resolvido lá na frente, é adiar o agir postergando a realização da atividade. Procrastinar acaba com a produtividade, se gasta um tempo imenso pensando na atividade e ao invés de agir logo para realizá-la, acaba deixando-a para outra oportunidade, ou seja, gastou-se tempo e energia e não realizou a tarefa.
Para ser mais produtivo otimize seu tempo de forma a usá-lo com sabedoria.
Elimine o que atrapalha a concentração e como consequência a produtividade. Orkut, MSN, celular, MP3, blogs e outras ferramentas que deveriam ajudar, mas por serem mal usadas só atrapalham.
Termine o ciclo. Não comece outra atividade sem ter finalizado a primeira. Não falo de projetos que devem ser levados em paralelo, mas de atividades simples que muitos começam e começam outra e outra e não finalizam nenhuma delas.
Respeite seu corpo e mente. Algumas pessoas produzem melhor durante o dia, outras durante à tarde. A madrugada é o melhor horário para alguns. Procure realizar as atividades que mais dispêndio energia e criatividade nos horários que seu corpo reage melhor.
Compartilhe e delegue. Não queira abraçar o mundo e também não seja inseguro.
Essas são apenas algumas ideias simples, mas que podem ajudar muito a ser mais produtivo.
Boa semana!