Preço versus Valor.
Preço é o valor que você paga e valor é o que efetivamente leva.
Uma frase que gosto bastante diz o seguinte: “se você acha caro um profissional, experimente um amador”. Infelizmente muitos confundem preço com valor e acabam até pagando pouco, mas por um produto ou serviço que não tem valor algum, não vale nem o pouco que foi pago por ele.
É injusta a comparação de preços quando o produto ou serviço oferecido não é exatamente o mesmo. Muitas vezes pagar barato é pedir para ter dor de cabeça e depois ainda ter que pagar novamente por outro produto ou serviço de qualidade. O consumidor consciente sempre realiza uma pesquisa de preços antes de se decidir pela empresa A, B ou C. Fazer ao menos três orçamentos é o ideal para não ser ludibriado. Após realizar os orçamentos a decisão de compra deve ser pautada não somente no valor final, mas também no valor agregado. Quase sempre compensa pagar um pouco mais por um serviço de um profissional renomado e conceituado no mercado, sua credibilidade lhe dá margem para cobrar um pouco a mais.
Recentemente conversei uma senhora que estava arrependida do pintor que contratou para pintar sua casa. Ela optou pelo mais barato, mas nas palavras dela: foi um verdadeiro desastre. Para conseguir fechar o serviço o pintor cobrou abaixo da média, depois acelerou o serviço para terminar rápido e fez uma verdadeira lambança. Neste caso, literalmente o barato saiu caro.
Ao julgarmos o preço de um produto ou o serviço de um profissional devemos pensar no valor agregado e não no preço final de forma isolada. Muitos fatores extras agregam valor a um serviço: simpatia do profissional, proximidade de sua casa, cumprimento de horários e prazo de entrega, rapidez, facilidade de estacionar seu veículo, etc. Mesmo um produto, ele sempre é um composto formado pelo produto e um serviço, pois para comprar um produto você tem a prestação de serviço no atendimento na loja e este tem que ser levado em consideração.
Algumas empresas tem um atendimento tão ruim, tão amador, que mais parece que ela que faz um favor ao cliente em estar lhe vendendo e não o contrário.
Concluindo então, é um erro a tomada de decisão de compra levando em consideração o preço, o mais correto é considerar o valor, pois valor é o que efetivamente desejamos, o preço é apenas aquilo que desembolsamos por algo de valor.