O profissional na era do conhecimento
Nos últimos anos tem se discutido a importância da informação como vantagem competitiva. O tema Gestão do Conhecimento tornou-se disciplina em diversos cursos superiores de Administração. Tem poder quem detém o conhecimento. Empresas procuraram, e ainda procuram, transformar o conhecimento tácito, presente apenas na mente de seus colaboradores, em conhecimento explícito, registrado e incorporado à estrutura organizacional. Já colaboradores procuram absorver o conhecimento empresarial, tornando-se profissionais mais qualificados e experientes.
Atualmente com o avanço e barateamento do setor de informática a informação ficou disponível a todos. Basta buscá-la na Internet, basta fazer uma pesquisa em algum site de busca e obter a informação desejada. Segredos empresarias se tornaram raros. A informação pertence a todos.
Com isso, ter informação não significa mais vantagem competitiva. Vantagem competitiva tem quem sabe usar a informação disponível em favor da organização. Aí entra a importância do profissional, ele deve ser capaz de filtrar a informação relevante da não-relevante, de entender onde e como tal dado trará vantagens para a empresa e usar esses dados para sair na frente, para ser destaque no mercado tão acirrado e competitivo.
O setor de Recursos Humanos tem se tornado cada vez mais estratégico, pois cabe a ele contratar o profissional certo, o profissional capaz de selecionar a informação relevante e incorporá-la ao seu trabalho de forma a trazer vantagem competitiva. Cada vez mais o RH terá papel fundamental no sucesso da organização porque é ele quem contrata. O conhecimento e a tecnologia estando disponível a todos, terá sucesso a organização que tiver profissionais diferenciados, capazes de usar a informação e tecnologia, que não é exclusividade de ninguém, de forma a impulsionar à organização num patamar acima de seus concorrentes.