O cartão de credito na vida dos brasileiros, é uma boa opção?
Poder comprar algo que você quer agora e pagar em parcelas suaves ao longo de 6, 12 meses. Parece um sonho, não é mesmo? Mas o cartão de crédito, que teoricamente tem como função facilitar o poder de compra, pode se tornar um verdadeiro vilão.
Muito utilizado pelos brasileiros, o cartão de crédito é um dos principais responsáveis pelo descontrole financeiro e endividamento. A princípio, pode parecer benéfico ter o seu poder de compra ampliado por conta do cartão, porém, quando não se sabe usar, o resultado pode ser desastroso.
Afinal, o cartão de crédito na vida dos brasileiros é uma boa opção? Vamos saber mais a seguir.
Cartão de crédito na vida dos brasileiros: ajuda ou atrapalha?
Infelizmente, para a maioria dos brasileiros, o cartão de crédito tem sido um verdadeiro vilão, responsável por dívidas e descontrole em todas as finanças.
Em partes, a ideia de poder comprar a prazo não seria algo ruim se tivéssemos uma base na escola sobre educação financeira. Saberíamos utilizar o cartão de crédito com controle e apenas para situações bem particulares, e não de forma desenfreada, comprando itens supérfluos.
E os dados mostram o quanto o cartão de crédito só atrapalha a vida dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo sobre Endividamento e Inadimplência do Consumidor, mais de 66% das famílias no Brasil estão com dívidas no cartão de crédito.
O principal erro ocorre da seguinte maneira: as contas aumentam e, para fazer uma espécie de ginástica financeira, se opta por pagar o valor mínimo do cartão, entrando de vez numa bola de neve sem fim.
Limite de cartão de crédito não é renda
A situação tende a piorar ainda mais conforme o limite do cartão de crédito é muito alto, dando a falsa ilusão de que podemos comprar mais. Normalmente, esse limite é muito maior do que se ganha de salário.
Para evitar esse descontrole, primeiro é preciso mudar a mentalidade e entender que o cartão de crédito não deve ser colocado como gasto fixo. É fundamental separar e ter organizado todas as suas contas mensais, como aluguel, luz, água, mercado, internet, escola, plano de saúde.
O cartão de crédito deve ser algo variável e, principalmente, com um limite mínimo para ser utilizado apenas em situações de extrema emergência. Se planeje e faça um controle financeiro para comprar sempre à vista.
Desvantagens do cartão de crédito
• Juros são muito altos;
• Estimula a compra por impulso, gerando um descontrole no orçamento mensal;
• Correr riscos de fraudes, principalmente em compras pela internet;
• Dificulta a maturidade da vida financeira, fazendo com que o indivíduo fique refém e nunca consiga mudar a sua relação com o dinheiro.
Quando vale a pena ter um cartão de crédito
Vale a pena se você já está com as suas finanças organizadas, tem uma reserva financeira e planeja viagens ao exterior.
O cartão de crédito é muito vantajoso em viagens, seja dentro do Brasil, mas principalmente viagens internacionais, pois é um bom aliado para nos acolher em situações emergenciais.
E aí, conta pra gente quais desses truques você vai aplicar primeiro? Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler outros em nosso blog.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!