Nem a falta de dinheiro e nem de informação são problemas organizacionais.
Muitos gestores são categóricos ao definir o problema de uma organização ou pela falta de dinheiro ou por não possuírem a informação adequada para a tomada de decisão. Quando não apontam ambos como o problema.
Afirmo sem medo de errar que ambos os fatores não são problemas organizacionais.
Dinheiro nunca é problema, é sempre solução. Sempre haverá alguém querendo colocar dinheiro numa boa ideia. Então quando se precisa de dinheiro para abrir um novo empreendimento ou mesmo ampliá-lo, dinheiro não será problema se o negócio for bom.
Você precisa de dinheiro para tocar um bom negócio?
Escreva seu bom negócio. Monte um plano de negócios em detalhes – para isso você não precisa de dinheiro – e o apresente a alguém que tem o dinheiro. Um bom plano de negócios é detalhado; deve abordar sua viabilidade, seu público alvo, fatores críticos para o sucesso, valor a ser investido, previsão de retorno e enquanto tempo, risco de não dar certo, como o mesmo será divulgado, como serão atraídos os clientes, o que será oferecido ao cliente, ou seja, qual a necessidade ou desejo que será satisfeito…. Uma pergunta que eu considero fundamental a ser respondida, e muito bem respondida, é: **Por que eu, potencial cliente, deixarei de adquirir o produto ou serviço da empresa que já estou acostumado e passarei a comprar com você? **Sem uma resposta muito bem fundamentada, dificilmente você achará alguém querendo entrar nesse barco negócio.
Agora falando de informação, nos dias de hoje, a informação é democrática, está disponível a todos. Obtém sucesso não mais quem tem informação, mas aquele capaz de separar a informação relevante da não relevante. E, com base nessa informação, gerar conhecimento e incorporá-lo a estrutura organizacional.
Muitos gestores usam a informação de maneira inadequada, ou até mesmo tomam decisões com base em informações irrelevantes ou antigas. Alguns ainda seguem a manada e como todo bom profissional deve saber, ser maria-vai-com-as-outras, muitas vezes, é péssimo negócio.
Concluindo então, nem dinheiro e nem informação é problema organizacional. O problema está em gestores mal preparados ou em informações equivocadas ou irrelevantes. Sem falar ainda que o negócio pode não ser viável simplesmente por não ter clientes em potencial.