Investir no Tesouro Direto é Seguro?
Com a taxa Selic em 11% o Tesouro Direto se apresenta como um investimento bastante atrativo.
A pergunta que muitos me fazem é se ele é seguro. Sim, investir no Tesouro Direto é seguro.
Eu digo mais, é o investimento mais seguro que temos.
Não estou dizendo que não existe risco e que o almoço seja grátis. Mas que ele é bastante seguro.
Outra pergunta corriqueira é sobre a perda do dinheiro caso a corretora venha a falir. Caso ela vá à falência você não perderá seu dinheiro investido. A corretora é apenas um intermediário financeiro, quem honra o investimento é o Tesouro Nacional. O que pode acontecer é você perder o valor parado na conta da corretora. Fato este remotíssimo, pois não se deixa dinheiro parado na conta, somente se transfere dinheiro da conta corrente do seu banco para a conta investimento da corretora quando efetivamente se pretende investir. O dinheiro fica na conta da corretora apenas alguns dias.
Investir no Tesouro Direto é mais seguro que investir na Caderneta de Poupança.
Mesmo de um grande banco?
Sim, mesmo de um grande banco.
Meu raciocino para justificar minha afirmação é que se o governo federal não honrar sua dívida interna e vir a dar calote em seus cidadãos não temos mais um país.
Pode ter certeza que antes de um governo dar calote em seu cidadão ele surrupia as instituições bancárias.
Quando o presidente Collor tomou compulsoriamente o dinheiro em poupança de todos os brasileiros ele deixou um trauma e uma máxima para os governos vindouros. Que nunca mais o brasileiro aceitaria ser confiscado na calada da noite.
Se um governo fizer algo parecido a população revoltada irá às ruas e quebrará tudo. Literalmente tudo.
Conclusão
Investir no Tesouro Direto é altamente seguro. Você só irá perder seu dinheiro quando este país deixar de ser capitalista e democrático, mas aí não importará onde estará investido seu dinheiro, estando ele no Brasil o governo o tomará para si.
Abraço!
Leia também:
Aprenda agora como investir no Tesouro Direito