Finanças da família: 6 livros práticos que você precisa conhecer
A finança familiar é uma questão importante em qualquer época do ano, mesmo quando a economia do país vai bem. Tendo em visto o atual cenário econômico, a gestão de contas em casa ganha um papel vital. Se a família não está bem organizada e não consegue lidar com o dinheiro, ela pode sofrer com o desgaste emocional por conta de discussões muitas vezes desnecessárias.
O orçamento familiar evita aborrecimentos e preocupações num momento em que é necessário maior controle do dinheiro. Até mesmo para você e seu parceiro definirem objetivos maiores, como a compra de imóveis, viagens e educação dos filhos.
Uma boa maneira de aprender a fazer gestão financeira é ler estes 6 livros práticos para a finança familiar. Com eles, você fica sabendo não só a lidar com orçamentos, mas também com o parceiro e filhos. Vamos conhecê-los?
1. Casais inteligentes enriquecem juntos
O livro de Gustavo Cerbasi tem presença constante nas listas de best-sellers. Na obra (editora Gente), o leitor encontra orientações para o planejamento financeiro a dois de forma a não comprometer a relação.
É indicado para casais que pretendem construir um patrimônio e não sabem como começar a planejar suas finanças. Para alcançar a meta, o melhor caminho proposto é o diálogo.
Cerbasi usa exemplos práticos e testes para o leitor se preparar para assumir o compromisso de organizar o orçamento familiar.
2. Pai rico, pai pobre
Este é um dos livros pioneiros da educação financeira como meio de alcançar a independência. Robert Kyosaki e Sharon Lechter pregam que o objetivo necessita da tomada de riscos e de responsabilidade.
A linha mestra do livro (editora Campus) está apoiada na inteligência e no planejamento. Os autores utilizam-se de suas próprias experiências para ilustrar situações cotidianas.
3. Saiba mais para gastar menos
Com o subtítulo “Aprenda a desenvolver sua inteligência financeira”, o livro (editora Alaúde) está recheado de dicas para quem precisa reorganizar as contas da casa.
Para ajudar o leitor, Elaine Toledo prega a importância do autoconhecimento como forma de definir prioridades na vida financeira.
A fase seguinte passa pelo respeito ao que foi determinado. É a etapa em que devemos cumprir nossas metas para conseguir mudar o estilo de vida.
4. Gestão financeira familiar
O livro foi escrito por dois professores de Economia da Universidade Federal do Ceará, Érico Veras Marques e Jocildo Figueiredo Correia Neto.
A proposta da obra (editora Alta Books) é levar para a família conceitos utilizados na gestão financeira de empresas.
Os autores consideram que as finanças pessoais são guiadas de forma intuitiva, sem métodos. Já as empresas adotam mecanismos de controle e planejamento técnicos. Para apoiar a ideia, os escritores mostram quais são os benefícios de adequar as práticas empresárias à rotina da família.
5. Dinheiro é um santo remédio
Os especialistas em finanças pessoais Conrado Navarro e André Massaro relacionam o mundo da medicina com as contas familiares.
A proposta da obra (editora Gente) é facilitar o entendimento de quem precisa de um planejamento financeiro e não tem conhecimento do assunto.
Para isso, os autores usam conceitos como doenças financeiras, identificação de sintomas, diagnósticos e métodos de combate.
6. Seu futuro financeiro
Este é um livro para quem quer se aprofundar mais no assunto. Escrito pelo economista Louis Frankenberg, a obra (editora Campus) tem o perfil de um guia de planejamento financeiro.
Para ajudar na finança familiar, o autor esclarece questões como geração de renda, investimentos, aposentadoria, imóveis e reservas.
Gostou desta seleção de livros práticos sobre finança familiar? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também entenderem desse assunto!