Delegar não é mandar
Delegar é atribuir responsabilidade.
Muitos confundem delegar com mandar, coisas parecidas, porém diferentes. Quem manda diz ao subordinado como deve ser feito, define etapa por etapa da atividade. O executor não tem liberdade, não é o responsável pelos resultados, ele simplesmente executa.
Quem delega atribui poder a quem a tarefa foi delegada. O líder diz onde se deseja chegar e cabe a quem foi delegado estruturar e planejar a tarefa para alcançar resultados com efetividade.
A função do líder que delegou
O líder que delega deve ser um consultor, deve estar disponível para esclarecer dúvidas e ajudar quando procurado, ele deve ser uma base segura para o liderado se apoiar quando achar necessário.
O líder deve deixar claro que a responsabilidade é do liderado, que tanto o bônus como o ônus é de responsabilidade do executor.
Como a grande maioria dos lideres agem
Infelizmente a grande maioria dos diretores e gerentes presentes nas organizações são pseudo lideres. São ótimos em mandar e péssimos em delegar. São controladores, querem saber das minúcias de cada etapa, sufocam o executor não dando liberdade para ele agir, controlam todas as atividades da tarefa.
Ainda existem os lideres que além de não saberem liderar são antiéticos. Quando a tarefa “delegada” foi um fracasso ele julga não ter responsabilidade sobre ela, foi falta de competência do executor. Caso a tarefa tenha tido êxito, o sucesso é dele, afinal ele é o líder.
Por que eles agem assim
Por medo de ver seu liderado realizar algo melhor do que ele faria. Medo de seu superior achar que o líder deveria ser o outro. Medo de perder o emprego ou pior ainda o prestígio.
O bom líder delega, conhece o melhor de cada liderado e lhe atribui responsabilidades que sejam condizentes ao seu potencial. Ele é capaz de estimular a criatividade de sua equipe e gerar harmonia entre seus membros, reconhece e valoriza as competências de cada um.
O verdadeiro líder destaca-se através de sua equipe, ele sabe que suas qualidades são percebidas quando sua equipe é produtiva e trabalha motivada.
Características de um líder
Algumas características de um bom líder são: assertividade, honestidade, entusiasta, objetividade, direção, decisão, visão, inteligência, bom humor, empatia e humildade.
É claro que encontrar todas essas qualidades em apenas uma pessoa é tarefa difícil, ninguém é super homem ou uma super mulher, mas os bons lideres possuem grande parte dessas qualificações e procuram desenvolvê-las cada vez melhor.