Crédito ou débito: o que é melhor para as minhas finanças?
As principais formas de fazer uma compra são o cartão de débito e o cartão de crédito, mas nem sempre sabemos qual é a melhor opção para o nosso negócio e qual acaba mais prejudicando do que ajudando.
E para ajudar você a sanar essa dúvida, separamos o que cada um traz de benefícios, mas também de desvantagens, para que você coloque na balança e decida qual a melhor escolha para a sua economia.
Cartão de crédito
De maneira resumida e simples, o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo em curto prazo, em que as instituições financeiras permitem a compra dos produtos, desde que ele seja pago na fatura seguinte.
Benefícios
Diferente do débito, ao comprar algo no crédito, você pode parcelar o pagamento de produtos, eliminando a necessidade de economizar por muito tempo, para enfim conseguir fazer a compra que tanto deseja.
Com isso, o pagamento se dilui com o tempo, cabendo em sua renda mensal, estendendo o prazo de pagamento do produto em questão.
Além disso, normalmente, ele é a melhor opção para se fazer compras online, com a aprovação da fatura sendo feita praticamente de forma instantânea, fato que não é possível quando se gera um boleto, que pode demorar até dois dias úteis para ser aprovado.
Desvantagens
Exatamente por essa facilidade na hora da compra, também pode acontecer de a pessoa perder o controle, adquirindo mais do que pode pagar. Junto disso, há também os juros, que são a consequência natural deste descontrole, causando um desequilíbrio financeiro.
Cartão de débito
Ele também é muito prático, mas diferentemente do crédito, o valor gasto sai diretamente da sua conta bancária, com a sua instituição financeira repassando o dinheiro no ato da compra, sendo o equivalente moderno do dinheiro em espécie.
Vantagens
Muitas empresas dão desconto para algumas compras à vista, já que elas receberão o valor integral, sem a necessidade de esperar pelo parcelamento.
Exatamente por não haver a possibilidade de parcelar as suas compras, a tendência é ter um maior controle financeiro, estabelecendo uma maior rigidez sobre o seu orçamento, desde que não seja necessário recorrer ao cheque especial.
Desvantagens
Como foi citado acima, não é possível parcelar as suas aquisições, o que acaba dificultando quando se quer algo mais caro, demandando uma maior economia ao longo do tempo, para que seja possível comprar tudo o que quer e/ou precisa.
Você deve usar o débito quando…
Se você tem certa dificuldade em planejar as suas finanças, já que as chances de extrapolar o seu orçamento são muito menores do que no cartão de crédito. Use-o para as compras do dia a dia e evite acumular muitas dívidas.
Você deve usar o crédito quando…
Na mesma linha do tópico anterior, se você tem uma boa disciplina financeira, controlando tudo o que entra e sai da sua conta, usar de vez em quando o crédito pode ser uma boa ideia, desde que seja com moderação. Para ajudar nesse controle, usar um bom gerenciador financeiro pode ser um grande aliado.
Acesse o nosso blog e veja mais artigos sobre controle financeiro.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!