Controle de projetos: O que é e como implementar no seu negócio
Ter um bom controle dos projetos é muito importante para o sucesso de seu negócio. Apesar de seu conceito parecer simples e fácil à primeira vista, ele requer bastante atenção, já que se trata de um conjunto de processos que vão tirar suas ideias do papel e colocá-las em prática.
Para ajudá-lo a entender do que se trata e como implementar um em sua empresa, vamos explicar tudo o que você precisa saber, a seguir.
O que é controle de projetos
Por definição, os projetos são ações temporárias, que visam criar produtos, serviços ou qualquer outro tipo de resultado único. Eles surgem a partir de uma necessidade, crescem com as ideias e se concretizam com recursos.
Portanto, para se ter um projeto, é vital ter um objetivo, um prazo para as pessoas executarem e, claro, ter os recursos para que ele seja bem feito.
Isso posto, podemos dizer que o controle de projetos é aplicar todo o seu conhecimento, habilidade e técnicas para atingir o que foi estabelecido através de uma metodologia, a fim de transformar suas ações em bons frutos para o seu negócio.
Saber controlar o seu projeto é ser capaz de reduzir as suas chances de erro e de fracasso, tendo em vista o controle de todas as ações possíveis, para que a qualidade seja alta, seus recursos sejam otimizados e seu empreendimento se mantenha bem diante do mercado.
Como implementar
Agora que sabemos o que é o controle de projetos, é necessário saber como fazer para gerir tudo o que ele demanda. Existem algumas etapas a serem seguidas, e é disso que iremos falar a partir de agora.
Focando no planejamento
A primeira coisa é levantar quais as necessidades que devem ser atendidas, com isso, o projeto passa a ter um valor para a sua empresa.
Com isso, é hora de planejar como realizá-lo, sendo essa uma etapa intensa, que exige muita atenção por parte dos envolvidos, que devem pensar nos mínimos detalhes, seguindo padrões, critérios de avaliação e objetivos a serem alcançados.
Aqui é necessário pensar no que seus clientes precisam, suas restrições, seu orçamento, qual seu escopo, o cronograma, um plano de comunicação e, inclusive, quais os riscos que a empresa está disposta a correr.
Coordene constantemente
Agora que está tudo no papel, é hora de colocar em prática. Para isso, é necessário que os gestores e/ou responsáveis estejam cientes de suas atribuições, sempre atualizando todos os envolvidos, realizando ajustes ao longo do tempo.
Para isso, é necessário realizar um monitoramento constante, que vão se basear nos critérios estabelecidos na etapa de planejamento. Isso envolve analisar os custos, prazos, benefícios e, consequente, gerar relatórios, que vão lhe dar um panorama da situação atual.
Saiba quando encerrar
Mesmo que o seu controle de projeto esteja indo bem, é preciso saber quando os objetivos foram alcançados, realizando um balanço de tudo o que foi feito, aprendendo com os erros e aprimorando seu controle para os próximos projetos que virão a seguir.
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