Como organizar suas finanças
Se você quer ter uma vida financeira estável, siga essas dicas para organizar suas finanças.
A importância de planejar
Você sabia que a dificuldade financeira é a principal causa de estresse nos brasileiros? Quase 80% das pessoas afirmam que seus maiores problemas seriam resolvidos se tivessem uma vida financeira estável.
Com o aumento do estresse, a habilidade de pensar em soluções viáveis acaba diminuindo, o que leva muitas pessoas a agir compulsivamente, adquirindo dívidas ainda maiores.
Por isso vamos abordar esse tema hoje, se você deseja organizar o seu controle financeiro pessoal, coloque em prática as dicas que estão nesse artigo.
Aprenda a planejar e crie um caminho sólido para alcançar seus sonhos.
Primeira dica: anote seus gastos
É preciso saber quanto você gasta por mês para ter uma visão geral da sua atual condição financeira.
Faça uma lista de gastos essenciais e gastos não essenciais. Isso te dará um panorama de seus hábitos de consumo, assim você pode decidir como utilizar o seu dinheiro evitando gastos desnecessários.
Desafio de um mês
Te desafio a, durante um mês, anotar seus gastos coletando as seguintes informações:
- Saldo no início do mês
- Data da compra
- O que comprou
- Onde comprou
- Quanto gastou
- Qual forma de pagamento utilizou
- Saldo no final do mês
Fazendo isso, você obterá uma visão geral de seus hábitos de consumo. Outra coisa importante é anotar as datas e valores de contas fixas, por exemplo:
- Contas de consumo (telefone, internet, luz e água)
- Fatura do cartão de crédito
- Mensalidade da academia
- Mensalidade da faculdade
- Aluguel
Assim, você já consegue prever seus gastos fixos para aquele mês, assim, já sabe que determinado valor está comprometido para o pagamento de contas.
Segunda dica: faça um planejamento anual
Essa é uma ótima ferramenta que te auxiliará na hora de determinar suas metas e objetivos financeiros, trazendo clareza sobre tudo o que precisará ser feito para alcançá-los.
Digamos que o planejamento anual é como um mapa de uma trilha, com esse mapa você terá uma visão geral de qual caminho percorrer e quais desafios poderá enfrentar.
Como começar o planejamento anual?
Primeiramente, faça uma análise geral para entender sua situação financeira, a partir dessa análise, você pode definir suas metas e objetivos. As metas são o destino final e elas precisam ser bem definidas.
Uma dica importante é separar as metas por mês ou por trimestre, assim você vai alcançando seus objetivos aos poucos.
O próximo passo é criar os planos de ação, ou seja, estabelecer a parte operacional. Aqui você vai definir quais ações realizar para alcançar suas metas.
Não se esqueça de acompanhar os resultados e o desempenho dos planos de ação, assim terá sucesso.
Agora que já aprendeu o caminho certo, basta percorrê-lo e alcançar sua estabilidade nesse próximo ano. Não desista no meio do caminho e você certamente alcançará seus objetivos.
Procurando um Gerenciador Financeiro Online? Clique aqui e conheça agora!