Como controlar suas finanças em casal?
Construir uma vida em casal pode demandar um certo trabalho, afinal, é necessário não só compartilhar ideias e sonhos, mas também a vida financeira.
Dividir as responsabilidades financeiras de forma equilibrada é a melhor maneira de conseguir otimizar e controlar as finanças em casal.
Existem muitas pessoas que possuem um certo medo de falar sobre finanças com seu parceiro, mas, é necessário ser transparente para conseguir criar uma relação mais sólida, reduzindo o risco de lidar com problemas financeiros.
Justamente por isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas dicas de como controlar as finanças em casal e o quanto isso é importante para conseguir alcançar suas metas. Acompanhe a seguir!
Dicas para controlar as finanças em casal
Observe as movimentações juntos
Depois de conversar de maneira franca e transparente sobre as finanças do casal, é necessário entender o quanto é importante observar as movimentações financeiras juntos.
Isso significa que todos os gastos e ganhos devem ser anotados, mesmo os menores, afinal, isso vai te ajudar na tomada de decisões mais sensatas sobre o dinheiro do casal.
Quando você consegue observar de perto essas movimentações, é possível analisar se os custos estão altos, e então, colocar estratégias em prática para minimizá-los.
Tenham uma reserva de emergência
Outra maneira de controlar as finanças em casal é através da criação de uma reserva de emergência. É muito comum ter que lidar com alguns imprevistos, mas, com uma boa organização é possível se prevenir melhor.
O ideal é que o valor da reserva de emergência seja equivalente a 6 meses, em média, das despesas do mês do casal.
Para que isso seja possível, é necessário entender qual a renda em conjunto, os custos do mês e a relação com o dinheiro.
Divida as despesas de acordo com a renda
Outra dica para controlar suas finanças em casal é dividir as despesas de acordo com a renda que cada pessoa possui. É comum que um cônjuge ganhe mais do que o outro e, por isso, repartir as despesas conforme esses montantes é necessário.
A proporção ideal é que os gastos não comprometam mais do que 30% da renda da pessoa, e então, é possível manter uma harmonia, evitando que uma parte seja prejudicada financeiramente.
Tenha metas estabelecidas
Além de pensar somente nas suas metas individuais, é muito importante construir objetivos a longo, médio e curto prazo como casal. Com isso, não trate apenas o quanto será necessário economizar para chegar a esse objetivo, mas sim trabalhar de forma conjunta.
Lembre-se de que a vida financeira de um casal depende das duas partes, ou seja, quando uma delas não cumpre com o que foi acordado, é possível que essas metas não sejam alcançadas dentro do prazo estabelecido.
Deixe as finanças organizadas
Por fim, mas não menos importante, manter as finanças sempre organizadas é uma excelente maneira de controlar a vida do casal, seja anotando quanto cada um ganha, os custos fixos e variáveis e as despesas do mês.
Assim, é possível conseguir alcançar os objetivos sem precisar lidar com a inadimplência.
Procurando um Controle Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!