Cada profissão exige algumas competências específicas. Quais as exigências da sua profissão!?
Hoje termino essa pequena série abordando as competências pontuais que cada profissão exige. Lembro que as competências que tratei ontem são competências gerais, que independem da função exercida, são competências que todo bom profissional deve desenvolver e aperfeiçoar ao longo de sua carreira.
Você lê o primeiro artigo dessa série clicando aqui e o segundo clicando aqui.
Uma coisa é a formação acadêmica e outra coisa bem distinta é o conhecimento para exercer a função. Imagine um economista que não entenda de economia. O pior é que existem muitos. Uma competência imprescindível para qualquer economista nos dias de hoje é ter conhecimento sólido do mercado financeiro, entender o fenômeno chamado inflação e saber operar na bolsa de valores. Se ele pretende trabalhar num banco ou como consultor independente, também se faz necessário certificados específicos, exigidos por lei, como o CPA 10, por exemplo.
Quem exerce cargo de chefia deve ser um líder. Veja bem, chefe e líder não é a mesma coisa. O líder é alguém capaz de motivar, é um visionário um entusiasta que conduz sua equipe com maestria. Ser líder é competência obrigatória para ser bom chefe. O chefe é apenas alguém hierarquicamente com poder de mandar. Recomendo a leitura do artigo Poder X Autoridade, leia-o clicando aqui.
Agora imagine um profissional da área da saúde que não gosta de ouvir as pessoas. Um Dr. House da séria da TV de mesmo nome. Para quem trabalha com pessoas, ainda mais pessoas fragilizadas, ter paciência para escutar com atenção é fundamental. Saber ouvir é uma arte, e em algumas profissões uma competência necessária para o sucesso.
Um psicólogo tem a obrigação moral e profissional de ser assertivo com seus clientes. Ser assertivo é ser direto, honesto e firme, é dizer sim e não quando preciso. É não usar palavras brandas para amenizar os fatos, mas também não ser áspero em demasia, ser assertivo é ter equilíbrio, é ter respeito pelo outro e por si mesmo. É ser justo. O ideal é que todo profissional fosse assertivo, mas, como bem sabemos, nem sempre agimos assim, porém, para um psicólogo, ser assertivo é competência essencial no bom desenvolver de suas funções, caso contrário seus conselhos serão imprecisos.
Um professor deve ser capaz de despertar o interesse do aluno pela disciplina que ele leciona. Ao mesmo tempo deve ser capaz de aguçar o senso crítico do estudante fazendo-o questionar e contestar teorias. Deve ser capaz de mostrar ao aluno que ele, aluno, é o responsável pelo próprio aprendizado. Cabe ao professor acender a chama do interesse, de criar ambiente propício para o aprendizado, aproveitando de suas experiências do dia-a-dia e do cenário que o cerca para ilustrar e exemplificar suas aulas. É competência estar plugado e em sintonia com tudo e todos, mesmo, às vezes, não tendo interesse pessoal por aquilo.
Todo contador deve conhecer da legislação fiscal e tributável, isto é aprendido nos cursos, sejam técnicos ou superiores. Agora, a legislação muda e ser competente é estar atualizado. Nos últimos anos novas legislações tributárias foram criadas, o Simples e o Super Simples, sem falar que com a popularização dos investimentos em bolsa de valores muitas pessoas procuram contadores para ajudarem na declaração anual do Imposto de Renda e no preenchimento do DARF. O profissional contador deve ter competência para calcular o imposto a pagar sobre os ganhos de seus clientes, saber realizar tais cálculos é competência exigida na profissão.
Encerro por aqui. Apenas citei algumas profissões e as competências específicas exigidas em cada uma delas. Outras profissões exigem outras habilidades, em resumo, o bom profissional está sempre atento às exigências de sua área de atuação e se antecipa a elas, percebe a mudança e rapidamente se adapta a nova realidade.
Também encerro essa séria sobre competência por aqui, espero que lhe tenha sido útil e proveitosa, abraço!