Análise do livro Pare de Viver na Corda Bamba
Li recentemente o livro Pare de Viver na Corda Bamba que recebi como cortesia da editora Novatec. Gostei bastante e por isso estou aqui o recomendando.
Eu já havia lido a alguns anos, do mesmo autor Carlos Alberto Debastiani, o livro também publicado pela editora Novatec, Avaliando Empresas Investindo em Ações. Outro excelente livro e altamente recomendado. Este para um investidor um pouco mais experimentado.
Mas voltando ao livro ele é bem interessante e irá ajudar você a melhor gerir seu dinheiro. Carlos Alberto mescla exemplos pessoais com os de clientes e amigos, e assim traz histórias reais do cotidiano de todos nós brasileiros.
Gostei bastante da pergunta presente na página 176: Você já conheceu alguém que enriqueceu à custa de trabalho duro ou investindo apenas na caderneta de poupança? Aqui o autor quer mostrar que o trabalhar não deixa ninguém rico. A riqueza financeira é alcançada através de investimentos inteligentes. Assim está descartada a caderneta de poupança. Ela não fará você enriquecer.
Um conceito que muito me agradou foi o desenvolvido no capítulo 9. Ele apresenta o que são ativos e passivos na concepção financeira e distingui ganhos lineares de exponenciais. O ganho obtido através do trabalho é um ganho linear diretamente proporcional ao tempo despendido na tarefa. O ganho linear está diretamente ligado ao tempo e à capacidade unitária de produção afirma o autor. Você não ficará rico através de ganhos lineares.
Na outra ponta temos os ganhos exponenciais que não estão diretamente ligados ao tempo ou à produção individual. Comissões, direitos autorais e marcas e patentes são exemplos.
Eu digo que as receitas dos ganhos lineares devem ser usadas para a aquisição de ativos que proporcionem ganhos exponenciais. Este é um possível caminho ao enriquecimento.
O livro Pare de Viver na Corda Bamba é um livro sobre educação financeira. É um livro para aqueles que estão iniciando a jornada de conscientização. É um livro excelente para você presentear aquele amigo ou parente que vive na corda bamba e que, portanto sempre está no sufoco financeiro.
Fica a dica de um excelente livro com a temática financeira, área tão carente de educação no Brasil.