Análise do livro "Orçamentos e Previsões"
Recebi a poucos dias da editora MBooks o livro “Orçamentos e Previsões” de Nigel Wyatt e tradução para o português de Jorge Ritter.
Gostei do livro.
Wyatt, afirma que empresas possuem um controle orçamentário para capacitá-las a alcançar seus objetivos, assim o ponto de partida é a definição dos objetivos.
Concordo com ele, tudo começa na definição do que queremos.
O livro possui 12 capítulos num total de 224 páginas. É rico em exercícios onde o autor faz perguntas que levam o leitor a refletir sobre o conteúdo anteriormente abordado.
O capítulo 2 traz a distinção entre orçamento e previsão. Para Wyatt orçamentos descrevem um futuro mais provável enquanto previsões um orçamento mais provável.
No capítulo 3 conceitos de custo, custeio, despesa, caixa, valor, receita, capital de giro, balanço e fluxo de caixa são trabalhados pelo autor.
O capítulo 4 foca a elaboração do orçamento.
Os capítulos 5 e 6 falam sobre como orçar e controlar o caixa e despesas de capital. E assim encerra-se a parte 1 do livro.
A parte 2 aborda desde temas como o risco e o balanced scorecards até a famosa teoria motivacional de McGregor com suas abordagens X e Y sobre o comportamento humano no trabalho.
A leitura é agradável e de fácil assimilação.
Recomendo o livro para profissionais que desejam realmente entender a importância da realização de orçamentos e previsões e como estes são imprescindíveis na administração de uma empresa.
É um livro prático que ajuda gerentes a evitar muitas armadilhas.
Abraço!