A Internet como ferramenta
A Internet comercial está disponível para nós brasileiros desde 1996 e cresce exponencialmente ano após ano. Empresas não podem ignorá-la, devem criar estratégias de forma a marcarem sua presença no mundo virtual. Os profissionais também devem aprender a utilizar a Internet para fazer seu marketing pessoal de forma eficiente, muitos vêem a Internet apenas como um meio de diversão e não a usam como fator estratégico e como mais um meio de se fazer networking.
O profissional on-line
Analisando pelo lado do profissional, a quase totalidade das pessoas não aprendeu ainda a trabalhar usando a Internet como mais uma forma de fazer networking e marketing pessoal, muito pelo contrário, acabam sujando a própria imagem. Utilizam os recursos disponíveis de forma totalmente equivocada. Os sites de relacionamento exibem fotos que nem deveriam ser tiradas, quanto mais exibidas; participam de comunidades que acabam com a reputação de qualquer um; escrevem de uma maneira que nem parece que estão escrevendo em português; criam blogs e sites com conteúdos totalmente inúteis quando não preconceituosos ou racistas. O que as pessoas não sabem é que os profissionais de Recursos Humanos já passaram a consultar quem sãos os candidatos ao emprego através da Internet, sendo assim, você poderá se comprometer, e muito, participando de comunidades e escrevendo coisas não muito elegantes.
Como fazer então?
Crie seu site ou blog pessoal e passe a escrever e divulgar você. Use-o como uma forma de mostrar-se ao mundo. Nos sites de relacionamento participe de comunidades sérias e discuta com profissionalismo. Faça networking, troque idéias com outros profissionais, aprenda e ensine. Escreva de forma correta, evite abreviações e gírias, você acaba viciando e se expressar desta maneira. Aproveite os sites para estudar, muitos oferecem cursos gratuitos. Leia também artigos, muitos profissionais renomadas expõem suas idéias em sites. Mantenha-se “ligado”, fique atento ao que acontece no mundo, muitos sites são especializados em notícias, e o bom profissional está sempre atento aos acontecimentos.