6 erros de um investidor iniciante
Todo investidor iniciante comete erros básicos que com o passar do tempo são corrigidos, ou não. Não falo de erros operacionais, mas sim de erros estratégicos.
Abaixo listo seis erros que a grande maioria dos investidores comete:
Falta de planejamento
A onda é investir, mas investir para quê? Tenha em mente seus objetivos e planeje suas ações para alcançá-los. Se seu objetivo é de longo prazo escolha investimentos com essa finalidade. Está economizando para uma viajem daqui a dois anos? Seja conversador.
Falta de humildade
O cara lê dois ou três livros sobre investimentos e se considera um expert. Cuidado, o tombo será do tamanho do ego.
Excesso de informações
Se você procurar saber tudo de tudo ficará maluco. Não adianta querer ler 6 revistas, 10 blogs e 4 jornais. Foco é fundamental.
Falta de informações
Também se basear numa única fonte para investir não é legal. No mínimo duas e no máximo cinco eu considero o ideal. Se você vai comprar uma ação, é aconselhável você consultar dados técnicos e fundamentalistas da empresa em pelo menos duas fontes diferentes para a tomada de decisão. Eu particularmente faço três consultas, mas escrevo como eu decido a compra de um papel outro dia.
Falta de disciplina
Seja disciplinado. Saiba quando, quanto e onde investir. Também saiba quando vender. Trace o plano antes, não espere o momento, pois você estará sobre forte influência emocional.
Querer bater o mercado
O mercado mostra as tendências, respeite-o. Se você não é um profissional financeiro e este não é seu trabalho se contente com a média do mercado. Haverá períodos de ganhos e outros de perdas, mas na média, você se dará bem.