5 erros que você não pode cometer ao abrir um negócio
Abrir um negócio é o sonho de todo brasileiro. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela O Globo, mais da metade da população do Brasil pensa em abrir seu próprio negócio para ter maior liberdade e independência financeira. Em números, 66% querem isso.
Sabendo, portanto, que isso é o desejo de muitas pessoas, fizemos este texto em que apresentamos cinco dicas que vão lhe ajudar, e muito, quando estiver abrindo seu negócio.
São apontamentos valiosos que precisa observar para fugir dos erros mais comuns que podemos encontrar na fase inicial de quem está começando a operar no mercado. Acompanhe!
1. Deixar de definir e estudar seu público-alvo
Definir e estudar o público com quem se deseja criar e manter um relacionamento é fundamental para o sucesso de um negócio.
É importante entender quem é a persona. A que classe social pertence? Qual o seu nível de escolaridade? Qual é a sua ocupação profissional? O que ela busca? Ter isso muito bem definido, auxilia a criar produtos e serviços que condigam com as expectativas dos consumidores.
2. Não constituir um planejamento
O planejamento, como definido por Djalma de Pinho, especialista em Planejamento Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas, é o instrumento que pode fazer com que uma empresa consiga alcançar os seus objetivos com maior rapidez.
Isso porque possibilita que ela defina com clareza os meios e recursos para conseguir alcançar sua missão.
Portanto, quando estiver pensando em abrir seu negócio ou caso esteja dando os seus primeiros passos, não deixe de desenvolver um planejamento que conduza o seu negócio rumo ao sucesso.
3. Não traçar um planejamento financeiro
É muito comum as pessoas não desenvolverem um planejamento financeiro quando iniciam seus negócios, o que é um grande erro.
Um planejamento financeiro, convém dizer, garante a empresa uma visão real e ampla acerca de sua capacidade financeira. Quando ela tem essa visão, pode atuar no sentido de equilibrar as contas e evitar, assim, crises.
Não investir em soluções tecnológicas nesse sentido é também outro erro que deve evitar. As soluções de controle financeiro empresarial auxiliam na gestão do negócio, fazendo com que ele se torne mais eficiente e produtivo.
4. Não investir em marketing
O marketing é, hoje, seja online ou offline, uma ferramenta indispensável para quem está começando a dar seus primeiros passos no mercado.
Isso porque através dele os produtos e serviços de uma marca têm maiores chances de serem conhecidos pelo seu público consumidor, fazendo assim com que ela venda muito mais.
O erro das empresas é não acreditar no potencial dessa ferramenta para aumentar a visibilidade de seu negócio, bem como fazê-lo crescer.
5. Não investir em um bom atendimento ao cliente
Investir, hoje, no atendimento ao cliente é fundamental para a marca que deseja obter diferencial competitivo.
É preciso não apenas investir, mas inovar no tratamento e no processo de atendimento, fazendo com que o cliente se sinta feliz e satisfeito.
Muitas organizações quando estão começando a operar no mercado, subestimam o poder de um bom atendimento, não investindo como deveriam, deixando assim de aproveitar o que ele pode oferecer: fidelidade, aumento das vendas e sobrevivência no mercado.
São a partir de erros que, geralmente, aprendemos mais. Portanto, faça dos erros de outras empresas a solução para o crescimento e sucesso de seu negócio.
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