5 erros que te impedem de ganhar dinheiro na internet
Ganhar dinheiro na internet é perfeitamente possível. Não é fácil, mas com esforço e dedicação se consegue construir projetos interessantes para o público e que gerem renda para quem faz. Abaixo, estão alguns dos erros mais comuns, seguidos de algumas dicas de como driblar os problemas:
Não criar um blog ou uma página
Para quem está iniciando e quer ganhar dinheiro na internet, a criação de um blog ou uma página é essencial, pois é por meio disso que você irá mostrar seus conhecimentos sobre determinado assunto e fará com que as pessoas passem a visitá-lo(a). Fazer com que os usuários tomem conhecimento dele(a), seja pelos mecanismos de buscas ou pelo compartilhamento em redes sociais, e o(a) acessem com frequência pode fazer toda diferença entre ter ou não sucesso.
Fugir da roubada
Para começar, procure ferramentas gratuitas, como Wordpress ou Tumblr. Dessa forma, você evita gastar com plataformas pagas, enquanto testa seu conteúdo e público.
Esperar retorno rápido
Talvez este seja um dos maiores pecados ao investir em um negócio na internet. Criar um blog, aprender sobre produção de conteúdo, entender como funcionam e quais são os tipos demonetização leva tempo. Além disso, há o período de testes até que encontre a combinação que funciona para você e seu público.
Buscar alternativas
Se você não tem paciência, uma alternativa é focar toda sua energia na produção de conteúdo, pois ele fará com que os mecanismos de busca o reconheçam como um especialista no assunto, independentemente das alterações que irá fazer no design do blog e dos testes de tipos de monetizações.
Dedicar pouco tempo
Como qualquer outro projeto, um negócio na internet precisa de tempo dedicado para poder prosperar. Você pode começar aos poucos; porém, quanto mais investir em tempo, ou seja, fazer testes (de layout, tipos de conteúdos, monetizações etc;), mais rápido irá encontrar o que funciona para sua ideia e o que seu público deseja.
Encontrar seu caminho
Se você ainda trabalha em horário comercial e não tem como dedicar tantas horas quanto gostaria ao seu projeto, é interessante aproveitar todo tempo disponível (como aqueles minutos que sobram depois do almoço para pesquisar, o caminho de ônibus para casa para se atualizar, entre outros). Com foco, você consegue!
Investir somente em um tipo de monetização
Quando seu projeto começa a deslanchar e a ter uma quantidade razoável de visualizações, é normal se empolgar e querer encher a página de banners, mas isso pode acabar afastando seu público. Atualmente, há uma grande variedade de tipos de monetizações que podem ser utilizadas, principalmente para não assustar seus clientes e conseguir retornos melhores.
Investir na variedade
Se você é um especialista no assunto e tem algo a oferecer de verdade, crie um infoproduto, um e-book, por exemplo, com um capítulo gratuito e coloque a venda o restante; ou crie produtos com a marca do seu projeto e venda para os fãs. Esses são somente alguns exemplos que podem dar muito certo.
Não fazer e-mail marketing
Por mais ultrapassado que pareça, e-mails marketing ainda são uma excelente maneira de você lembrar seu público a respeito do conteúdo que está produzindo e até mesmo vender seu projeto. Grandes empresas investem milhões nessa modalidade de propaganda. Faça você também!
Ganhar destaque
Não seja um chato e distribua e-mails que ninguém quer. Primeiro descubra o seu conteúdo que dá certo; em seguida, faça informativos semanais ou quinzenais, peça a interação do seu público e, quando tiver uma boa resposta, faça suas vendas. Ninguém gosta de ser importunado sem antes ter recebido alguma vantagem.
Confira também o artigo que fizemos com 13 Maneiras de gerar renda extra.