5 cases de sucesso de empreendedores brasileiros: confira!
Você pensa em empreender no Brasil? Então é importante deixar um pouco de lado exemplos de gênios que fizeram sucesso em outros países e se concentrar em cases de sucesso para empreendedor que fazem parte da nossa realidade!
Saber o que eles fizeram e como conseguiram lidar com os percalços que se apresentaram, certamente ajudará você a definir o próprio caminho com mais segurança e boas ideias.
Sem perder mais tempo, vamos a eles. Confira!
1. Janete Vaz e Sandra Costa
Os laboratórios Sabin são uma referência não apenas em termos de análises clínicas, mas também de qualidade de vida no trabalho.
Um dos motivos para tanto é a visão de suas fundadoras, duas farmacêuticas que compreenderam que é no entendimento a respeito do próprio negócio, criando soluções para aperfeiçoar o trabalho da própria equipe no ambiente interno, que a companhia pode crescer e se diferenciar no mercado.
Num país como o nosso, valorizar seus colaboradores é uma forma de ganhar aliados e crescer.
2. Nelson Lisot
A Cadence, uma das marcas de eletroportáteis mais vendidas do país, tem tudo a ver com o perfil de seu fundador, Nelson Lisot, um empresário que aos 14 anos já trabalhava na zona rural. Lisot, que ainda mantém a primeira loja aberta por ele, é marcado pela persistência.
Se pensarmos que sua trajetória começou aos 14 para que o auge chegasse aos 63, temos nele uma referência de alguém que soube superar inúmeras adversidades que a economia nacional apresentou ao longo dessas décadas e sempre conseguiu se adaptar.
A Cadence é um exemplo de companhia que sabe investir no momento certo e tem serenidade ao lidar com épocas de crise.
3. Robinson Chiba
Quem não conhece a China In Box, uma solução de comida chinesa ágil e de preço acessível? O diferencial de seu criador, Robinson Chiba, foi apostar no mercado de franchising para disseminar a culinária oriental e assim crescer progressivamente, ou seja, ele tinha uma ideia que inovaria o mercado e precisava de um meio para ganhar espaço.
O fato de poucas pessoas trabalharem com esse segmento foi a brecha que ele precisou para crescer e o resultado é o que vemos hoje: tanto a China in Box quanto a Gendai são muito populares no país.
Dica fundamental: analise o mercado e entenda o comportamento do consumidor. É em função desses elementos que você terá como encontrar brechas para o seu produto ou serviço.
4. Luis Seabra
O fundador da Natura é uma excelente referência em termos de empreendedorismo. Desde o início de suas atividades, numa pequena fábrica na rua Oscar Freire, em São Paulo, até tornar a Natura uma das marcas de cosméticos mais famosas do país, Seabra sempre se destacou como um excelente administrador, sabendo gerir a empresa e ainda se comunicar da maneira adequada com os clientes.
O ‘’Jeito Natura’’ de ser é marcado pela simplicidade e produtos que fazem a diferença na vida do consumidor.
Falando a língua do consumidor você se aproxima dele e, consequentemente, faz com que seus produtos sejam mais bem-aceitos.
5. Abílio Diniz
Se temos o costume de reverenciar nomes como Steve Jobs e Bill Gates pelo que fizeram em outra economia, com cenários completamente diferentes do nosso, o que dizer de Abílio Diniz, que há décadas se mantém relevante mesmo atuando num cenário historicamente instável como o brasileiro?
O presidente do Grupo Pão de Açúcar é um empreendedor de sucesso desde os anos 60 e se pensarmos que de lá até aqui foram vários governos, crises e oscilações da economia, fica fácil perceber que o grande mérito de Abílio é se manter sempre relevante, independentemente da conjuntura em que o Brasil se encontra.
Esteja sempre se aperfeiçoando para lidar com novos momentos. Atualizado, você tem como se manter relevante.
Agora que você conhece alguns dos cases de sucesso para empreendedor, compartilhe o texto nas suas redes sociais.